Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

CONCORRENCIA X Concorrencia

Desde que me entendo como gente, as pessoas investem em algo chamado Arte, desde as mais simples ateh as mais complexas. Eh inerente a essas pessoas, o sentimento e o desejo de criar algo maior que os realize e que exploda o coracao de alegria e desejo. E atraves da Arte, muito do que temos hoje foi inicialmente sonhado e criado para ser mostrado, socializado e, finalmente, comercializado. Desde que entrei para um grupo chamado GBA, a alguns bons anos atras, existem algumas discussoes que sempre estao em pauta - Concorrencia, Precos, Cursos a Revelia, Etica - aquela velha historia, estamos em 2010, vivemos sob uma nova tendencia, ainda pouco compreendida por muitos "decoradores", mas existem um montante, onde muitos estao na profissao amor, outros por hobbie, muitos por necessidade, outros por "pirraca", outros por dinheiro, outros para ter o nome associado a alguma empresa, outros para aparecer em revistas, mas nao importa agora, o que quero dizer eh que hoje o nome Arte atrela-se ao Marketing. E essa associacao entre a Arte e o Marketing eh possivel sem danos ao proximo, sem essa CONCORRENCIA DESLEAL, que existe nesse meio, penso que cada Artista/Decorador tem a sua identidade, basta juntar com honestidade, boa vontade, qualidade de material, discernimento, educacao, respeito, etica e senso, que o trabalho aparece, de uma forma permanente e certa.



Descobri com algumas "pauladas" que recebi nesse meio, que dinheiro e sucesso nao substituem a paz e nem a felicidade que eu preciso para viver bem dentro da minha profissao. O maior bem de uma pessoa eh o seu carater, o seu conhecimento, seu patrimonio interior, sua capacidade de mudar e de reconhecer um erro. Sempre acreditei que agindo com a verdade e honestidade, todos saem ganhando. A Arte para mim hoje eh algo sagrado, um presente, um sonho, uma realidade... e para mim o que vale eh o resultado final, e de como o nosso cliente nos retribui, e se merecemos esse valor...

Tem uma frase que diz o seguinte:
"Nao confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida..."

Em meu dia-a-dia, me deparo com varias alteracoes de humor, sim, porque nao???!!! Posso me ver as vezes irritada ou impaciente, em outros momentos me vejo rindo, compassiva e feliz. Mas eu sei que nao sou esses estados. Eu sou, na verdade, algo alem dessas oscilacoes do meu dia-a-dia, isso nao me rotula como uma profissional ruim, pois como profissional tambem, ficamos irritados com o colega de profissao, que se vende por pouco,que fala mal do trabalho do outro, que julga o outro sem conhecimento de causa, que provoca, que instiga, que omite, que se acha....

Hoje eu li uma frase no FB de um amigo Empresario de SP o seguinte:

"Status e poder é comprar uma coisa q vc não quer, c/um dinheiro q vc não tem, p/mostrar pra gente q vc não gosta, uma pessoa q vc não é"

E nessas horas, temos que atingir o Nirvana e ficar Zen???? O que fazer??? Ou sera que como decoradora nao posso ter essas alteracoes, sem esse julgamento ridiculo? Sim porque existe um eterno julgamento, mas confesso que HOJE nao deixo de sentir, viver e me emocionar... e ai?

Concorrencia eh algo assim: temos que ter, mas devemos saber dosar, identificar, imaginar, e sair fora quando comeca a machucar, a pisar, a esmagar, a controlar.


Estou consciente que devemos ser firmes na determinacao de vencer, na vontade de conquistar, mas NAO VOU ficar pensando nos tropecos da minha caminhada e sei que nenhum grande Empresario ou Empreendedor chegou ao topo sem falhas e sem quedas, e sei que elas devem ter sido consideradas como experiencias que vao ajudar a nao tropecar tanto no futuro.

Aprendi esse ano que devo olhar sempre pra frentre, independente de como estou, caminhar firme, sem arrependimentos e sem olhar para tras, pois o passado, mesmo que de uma hora, ja ficou pra tras, e o meu futuro, quero com muita paz, com brilho, e muita alegria. Sejam quais os acontecimentos de nossa vida, devemos sempre agradecer, porque sao esses acontecimentos que nos levam a novos niveis de conhecimento, tolerancia e humildade. O verdadeiro entendimento se faz atraves de um processo gradual e continuo, um ir e vir que nao para.... e eh assim que ando agora.

Eh a minha direcao e o meu foco, e nao o sucesso, que eh o mais importante.


Beijosssssssssssssssssssssssssssssss

Um comentário:

Patricia Merella disse...

Ola amiga,td bem com vcs?
Ainda com visitas?
Este bolo é mesmo uma delciia.
Super fácil e vc pode variar
fazendo nortmal com uma essencia
de sua preferencia,bjkas

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails