Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os defeitos do empreendedor - By Miguel Cavalcanti

Acordei hoje, e como sempre o faco, fui ler os BLOGS que me INTERESSAM, que me fazem bem e que acrescentam algo, e fui ler o post do Miguel Cavalcanti, que texto bom de ler, realmente ele eh um cara inovador (super jovem), empreendedor, e como diz "aficionado" por marketing. Eh incrivel como uma simples leitura te faz refletir sobre a sua empresa, sobre a sua atuacao no mercado de trabalho, sobre mudancas, propostas, abordagens e etc. O Miguel sabe escrever e domina o assunto....

O post dele na integra:

Os defeitos do empreendedor (by Miguel Cavalcanti)


Li um tweet do Marcelo Cherto fazendo uma brincadeira/provocação de que um empreendedor precisaria de mil e uma qualidades para ter sucesso. Ele dizia algo como: fazem uma lista enorme, tem que ser bom nisso, bom naquilo. E eu respondi: eu tenho um monte de defeitos e mesmo assim empreendo. Daí foram várias conversas via twitter sobre o tema.

Realmente há muitas listas de qualidades, de coisas que um empreendedor deve saber, deve ser, deve fazer. Algumas até demais. Eu gosto dessas listas. Muitas vezes me ajudam a refletir sobre coisas que preciso/posso melhorar e podem ser uma reflexão própria.

Aproveitei essa conversa (via twitter) para refletir o que acredito ser essencial para um empreendedor de sucesso. Aí vai minha longa lista ;-)

1 – Energia. Aí entra vontade, resiliência, persistência. Eu acredito que é preciso querer, querer muito. Querer mesmo quando tudo está indo mal. Energia para trabalhar muito, pensar muito, seguir em frente. Continuar. Energia contagia, o que ajuda ainda mais. Empreender não é fácil. É bem difícil. Marc Andresseen e Jack Welch concordam nesse ponto, para você ter uma ideia.

2 – Vontade de aprender e de se auto conhecer. Aí entra ir atrás de aprender, saber ouvir, querer melhorar. E querer se conhecer mais. Olhando para trás, quanta coisa eu não sabia quando comecei, quanta coisa ainda não sei e quanta coisa ainda não sou bom. Acho que o segredo é seguir buscando melhorar, se aprimorar. Eu acho que um dos pontos principais é ter um modelo mental de crescimento, de evolução. Tem que ter na cabeça que é possível melhorar.

Eu acredito que se você se dedicar muito a esses dois pontos, vai muito longe. A energia vai te dar força, velocidade, continuidade. E o aprendizado e auto-conhecimento vão te ajudar a mudar de rota, achando seu melhor caminho. Se você tiver muita energia e disposição para aprender, tudo vai ser condição e não obstáculo.

Eu poderia falar muito mais pontos, mas fiquei pensando se é realmente essencial, ou são coisas que acho legais, que acho importante ou coisas que eu valorizo.

Eu resolvi colocar apenas esses dois pontos, pois quem sou eu para dizer o que é certo ou errado em empreendedorismo. Cada pessoa deve seguir seu caminho, seus sonhos e sua verdade. Jantando outro dia, um amigo me disse uma coisa muito bacana: “como é pobre de espírito quem quer imitar alguém, mesmo que esse alguém tenha tido enorme sucesso”. Eu acho muito melhor ser você mesmo, do que tentar copiar alguém. E acredito ainda que essa é uma das essências de quem empreende: seguir seu caminho.

Eu tenho trabalhado muito na terapia essa questão de ser você mesmo. De procurar ser o melhor que posso ser, eu mesmo. E não ser tão bom como alguém. No Man in the Arena com o Pedro Mello, falamos sobre seguir seu caminho, ser você mesmo e se auto-conhecer e eu também já escrevi sobre uma frase do Nietzsche que muito me marca: “Torna-te aquilo que tu és”. Eu até fiz uma relação dessa frase com a palestra que assisti sobre estratégia do Michael Porter ano passado no evento da HSM.

Esse mesmo amigo do jantar, me falou há tempos (e até hoje me lembro): uma empresa é apenas o espelho, o reflexo do dono. Quando ouvi isso pela primeira vez, foi como uma surpresa ruim, como uma má notícia. Então todos os problemas da minha empresa são causados por mim, por minhas ações, minha atitudes, meus defeitos. Sim. Como num espelho, você não arruma o reflexo, mas que está gerando essa imagem. Não adianta tentar arrumar a empresa, se o dono continua torto. Esse tem sido um aprendizado muito bom pra mim ao longo dos anos.

E eu acredito que meus maiores defeitos são minhas maiores qualidades. O problema (ou a solução) é a dose e a maneira que uso essas caracteríticas. Por isso acredito que uma empresa vai se diferenciar, vai se tornar única, a medida que o dono colocar suas características nela, e buscar melhorar, fazendo aparecer mais seus pontos positivos do que os negativos.

PS: Falando em empreendedorismo, outro dia vi uma pessoa falando que era um contrasenso existir um curso de empreendedorismo. Eu achei graça, e faz certo sentido.

Crédito da imagem: TJ.

http://miguelcavalcanti.piapara.com/


Miguel, depois do seu email nao resisti, peguei o post completo, obrigada!!!
Abracos de bemmmm longe! E vamos cuidar do nosso jardim!!!!

Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails