Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quando a amizade é livre...






Quando a amizade é livre
Quem nunca falhou como amigo, como filho, como irmão, como pais, como profissionais??? É dificil responder, pois todos nós tivemos nossas falhas em determinados momentos de nossas vidas. Quando somos crianças, a amizade é livre, não temos responsabilidades ou obrigações, e isso facilita as nossas ligações, pois somos movidos pelas brincadeiras, e nesta época, o jogo de interesse e poder, esta longe dos nossos olhos e do nosso coração.
Ja errei muito, muito mesmo, consegui reconhecer alguns, fui imatura com outros, e hoje percebo que alguns dos meus erros, os que eu reconheci e pedi desculpas, me fizeram melhor, e alguns pedidos de desculpas para muitos, não foi o suficiente, mas paciência, reconheci, pedi desculpas e o resto, esta fora de controle. Muitas pessoas entram em nossas vidas, através do trabalho, escola, salão de beleza, Facebook, mas aqueles que te aceitam do jeito que você é, e te amam acima disto, são poucos os que ficam.




Vamos nos aproximando da meia-idade, e queremos mais qualidade, parece que o tempo agora esta correndo ao contrário, nada preocupante, mas escolhemos qualidade. O Facebook foi um espaço que me ajudou muito, foi onde re-encontrei antigos amigos, que por problemas geográficos nos afastamos, e hoje podemos nos falar, nos ver, e relembrar bons tempos...
Na realidade quando somos mais novos, investimos em algumas amizades, e vamos envelhecendo – e amadurecendo, e com isso, a energia para se dedicar a novas amizades, fica cada vez menor... Acredito que estamos mais centrados, mais focados, dando mais atenção ao que realmente importa, viver melhor a vida. E se formos pensar mais calmamente, “gastamos” - ganhamos - tempo, e nos esforçamos muito para manter as boas amizades.




Sei que muitos vão ler e falar que isso não faz sentido... Mas o que você acha?
Ando vivendo momentos maravilhosos com minhas amizades, e algumas memórias são preciosas, rimos muito, suportamos dores, lágrimas e tristezas.
Aprendi ao longo dos anos, algumas coisas que são essenciais para se manter uma bela amizade, das quais hoje confesso, fui “sortuda”:
- Seja Você - Não oculte quem você é... Não faz sentido! Ser autêntico é o primeiro principio da amizade, pois ela – a amizade - é baseada na aceitação, compaixão, respeito e consideração, e para isso, devemos nos permitir, devemos nos mostrar, sem inibição e nem compromisso. Se permita ser verdadeiro em todas as circunstâncias, especialmente nas mais dificeis, acredito que – nos pequenos ou grandes - momentos de vulnerabilidade, quando somos autênticos, a ligação se fortalece, de uma forma livre. Houve momentos em minha vida que me mostrei demais, me dei demais, e algumas pessoas não estão preparadas para isso... Começam a distorcer a sua imagem, de uma forma evasiva, julgando e condenando, e o pior, sem motivos.




- Ouvir, ouvir e ouvir – Não suponha alguma coisa, não julgue o que não sabe. Demorei muito para entender isso, e hoje procuro ouvir mais... A amizade é fundamentada na verdade, e com isso ela cresce e permanece. Este crescimento acontece através das experiências compartilhadas, troca de percepções e opiniões, uma fusão das emoções. As emoções são na realidade, uma linguagem silenciosa da amizade, elas conectam almas através do coração – é algo que podemos chamar de fagulhas, que podem manter a nossa amizade, ou afasta-la. Temos que manter sempre um espaço para ouvir os nossos amigos, independente do lugar e da hora.
- Perdoar – este é um item que aprendi sofrendo.... A vida joga com a gente, nos faz peças de um tabuleiro, e a amizade esta no jogo, perdemos ou ganhamos. Quando desafiamos a amizade, o equilíbrio tem que estar presente, porque será através do perdão que a amizade irá crescer... Ano passado, recebi um email que me fez parar por uns instantes, acho que o li umas 4 vezes, estava querendo ver se tinha entendido a mensagem, e depois de ler, fiquei pensando por alguns minutos antes de responder. E minha resposta foi clara e sincera, perdoei a pessoa, mas é o tipo de pessoa que definitivamente, não quero estar perto, definitivamente, não quero a amizade... E a pessoa me respondeu dizendo que eu estava mentindo quando disse que a perdoava, porque achou que poderia contar comigo e voltar “as boas” (palavra usada no email). Nos perdoamos, mas querer dividir nossa vida novamente, voltar “as boas”, é algo que muitas vezes não nos fará bem, então temos que decidir, e eu optei por perdoar e não estar junto, que sejam felizes para sempre! De coração!!!
Existe uma ponte para que a amizade entre duas pessoas se estabeleça, e esta ponte se chama Confiança... A força desta ponte, depende exclusivamente da verdade que cada um traz consigo, os momentos bons são fortificados, e confiar no outro estabelece a amizade, e quando a ponte da confiança é abalada – somos vulneráveis – tudo desmorona, e conquistar, muitas vezes se torna desgastante e sem necessidade. A confiança conecta pessoas, e a quebra desta confianca, separa “supostos amigos” para sempre!




- Amar – Sem retorno, sem jogos, sem cobranças. Amar o amigo é um elemento fundamental . Não podemos e nem devemos ter medo de compartilhar isso, pequenos lembretes ao londo do tempo são necessários. Ser original, verdadeiro, criativo e amigo em nossos relacionamentos, alimentam a nossa Alma.




O porque de um post tão grande????
Senti a necessidade de compartilhar com vocês algo bom, algo que me fortalece... Este ano, tive a presença de grandes amigos em minha casa, a grande maioria de Brasilia. Poder dividir o mesmo espaço, com pessoas tão queridas para mim, foi maravilhoso, e me fez perceber que falta muito para ser uma pessoa maravilhosa, mas estou no caminho certo, não para a perfeição, mas para o reconhecimento, para o aprendizado. E a minha casa já esta cheia de reservas, amigos marcando datas para alegrar mais ainda meu espaço, minha casa e minha vida. Sim, sou uma pessoa abençoada, sabe porque? Porque A AMIZADE É LIVRE!!!








Estava terminando meu post, e a tarde aqui m Jacksonville estava linda, fui obrigada a fotografar minha taça cheia de gelo... Sim, adoro cerveja com gelo, e meus amigos sabem disso!!!
Beijos e cuidem bem das suas amizades!!!!
- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails