Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sonho ou Realidade? Sucesso ou Competencia?


Falar de sucesso eh complicado, algumas pessoas pensam que sabem a definicao correta de sucesso, outras acham que sao sucesso, algumas correm do sucesso, outras sao um sucesso. Mas qual eh a definicao de sucesso e qual o segredo do sucesso? A definicao procurei no dicionario e encontrei, mas o segredo, gostaria de saber. E olhando para tras, com historias de amigos e de pessoas bem sucedidas, lendo livros, conversando com profissionais, pude chegar a conclusao de que sucesso eh o resultado de algumas coisas, e muitas pessoas se enganam nesse ponto, acham que o sucesso eh apenas o reconhecimento pela sua competencia, ledo engano.

Um profissional de sucesso precisa estar completamente apaixonado e feliz com o que faz, precisa se realizar, precisa se sustentar, precisa ser profissional.
Conheco muitos profissionais de sucesso, meus amigos de Brasilia por exemplo, sao todos profissionais de sucesso. E garanto que nao confundem o ganhar bem com o sucesso, pois sabem distinguir a atuacao profissional, que requer conhecimento, disciplina, determinacao, humildade e habilidade, e nada disso tem haver com a idade, pois muitos profissionais de sucesso, soh ficaram conhecidos depois de morto, mas se tornaram um sucesso....



Depois que li o livro Ignore Everybody, passei a analisar alguns pontos e cheguei a conclusao de que existem "N" profissionais que sonham em mudar o mundo, sonham com a re-descoberta da roda, vivem no mundo da visao, e isso nos sabemos que nao leva a lugar nenhum, sei disso porque ja sonhei assim, e esqueci na epoca de realizar meus sonhos, esqueci de lutar por eles, esqueci de tirar eles da area de conforto e finalizar. Nao estou com isso reclamando da minha vida, e nem posso, pois acredito hoje que minha vida eh quase um sucesso, logicamente falta alguns detalhes, uma casa em Saint Tropez, um jatinho particular e mais 3 filhos (sempre gostei do numero 6).

Estava ouvindo Louise Hay ontem a noite, depois fechei os olhos, acho que ja estava querendo cochilar, comecei a pensar em sucesso, e o pensamento vai longe nessas horas... como sempre!!!! E num determinado momento, nao sabia mais o que era imaginacao, realidade ou sonho, acordei com a sensacao de que tinha sonhado um monte de coisas diferentes e engracadas.... e isso era 4 horas da manha, sei que estava pensando tambem no meu pai, mas, estava lembrando de um sonho engracado.


Eu estava mergulhando, observando varios peixes, de todos os tamanhos, cores e formas, e num determinado momento, eu me olhei (loucura) e eu estava sem mascara, estava mergulhando sem mascara, e conseguia respirar dentro d'agua. Ao meu lado estava um cara, no inicio nao vi o rosto dele, mas ele estava fotografando tudo, estava dizendo que iria colocar as fotos no site dele e na revista, e eu perguntava porque ele iria colocar aquelas fotos que nao estavam tao boas, e ele respondeu que mesmo que as fotos nao estivessem boas, o mundo precisava ver que nem tudo eh perfeito, que nem tudo pode estar bem (percebam que no meu sonho eu estava falando debaixo d'agua). Ele me inspirava confianca nao sei porque. Num determinado momento, sai da agua e estava dentro de um barco, nao um barco de luxo, mas um barco cheio de maquinas, cheio de cilindros, e eu olhei para minha roupa e perguntava o que estava fazendo com roupas de mergulho?


Foi ai que reconheci o Jacques Costeau, do mesmo jeito dos documentarios, magro, cabelos brancos, olhar firme, e de uma simplicidade que nao tem como definir (sonhar com uma pessoa assim, nunca tinha me acontecido antes), e ele me disse que sucesso significa a capacidade de realizacao e de obter resultados com isso, resultados gratificantes. Ali ficamos conversando, e eu observando - pensa que era um sonho mesmo, porque eu ficar sentada, ao lado de um cara que eu era fa incondicional e ficar apenas observando era dificil, eu ia estar tagarelando e querendo saber de tudo - e ele falava sobre equilibrio, sobre lidar com as adversidades, lidar com as incertezas, e saber usar a intuicao e a razao. Ele falava comigo dos seus projetos de vida, dos seus sonhos - soh podia estar delirando, ele faleceu tem 13 anos - mas enfim, parecia que estava tendo uma aula de conhecimento.

E hoje acordei assim, uma mistura de autoconfianca no meu trabalho, medo, satisfacao, aceitacao, uma pitada de frustracao, mas apenas uma pitada, e tentando entender as palavras dele, pensa, ele nasceu pobre, estudou, ingressou na marinha e soh, o resto foi conquistando, era como se ele tivesse vindo preparado para deixar esse legado, para deixar sua marca, pois foi um dos pioneiros na oceanografia.


Ele se aceitou, passou por varias provas e foi acumulando conhecimento, nunca desistiu, e viveu sua vida dedicado ao mar, a preservacao marinha e pelo que sempre li dele, nunca deixou de ajudar sua familia e nem seus amigos, sempre esteve presente na vida de todos eles.




Sucesso eh isso, eh nao pensar em ficar rico, mas ajudar a humanidade de uma forma ampla. E podemos perceber que os grandes inventores de SUCESSO, foram aqueles que ajudavam as pessoas, e o dinheiro vinha como consequencia de sua prosperidade.... De fato meus amigos, nenhuma das grandes invencoes que eu ja ouvi falar, vieram de pessoas que soh pensavam em dinheiro. O dinheiro eh realmente uma consequencia do que voce faz de bom, de produtivo, de correto, de generosidade. Hoje vejo que o sucesso depende de mim, depende de como vou sustentar meu dia, meu comportamento, minha motivacao, meu foco, minha determinacao, talvez indo contra tudo e contra todos a favor do que eu acredito de verdade. O dinheiro para mim eh parte integrante do meu pacote, nao eh a parte fundamental dele....



O que tirei de licao do meu sonho, eh q preciso me aceitar mais e reconhecer que posso falhar, mas nunca desistir, e o sucesso vem com a experiencia e com a maturidade. Isso sim eh sucesso!!!

Beijosssssssssss carinhosos, vou ali montar uns deliveries!!!!

Acho que hoje passei dos limites, escrevi demaissssssssss!!!!!

3 comentários:

Danny disse...

Ola linda
Adorei seu post e me fez pensar mt.
Vc está no caminho certo.
Mts das vezes é melhor uma frustação do que a soberba.
Mts pessoas que experimentam o sucesso ficam soberbas e acabam caindo.
Pelas suas palavras vejo que ñ é o teu caso.
Continue assim com essa sabedoria incrível.
Que Deus possa derramar chuva de bençãos nessa sua nova caminhada.

Muito sucesso p vc amiga linda.
Desejo um ótimo final de semana.
Força na peruca.beijocas

Simone Scharamm disse...

Oi, Rita,
Muito obrigada pelas palavras de carinho, que tanto me incentivaram, lá no blog. Desejo a você muito, muito sucesso! Estou correndo atrás do meu sucesso...me julgo vitoriosa em muitos aspectos da vida, mas sempre falta algo, não é mesmo?
Ótimo fds e grande beijo!

Katia Bonfadini disse...

Rita, que ótimo texto e grande reflexão! Na minha opinião, realmente sucesso tem muito a ver com gostar do que se faz e se sentir feliz e realizado. Não adianta ganhar rios de dinheiro e ser infeliz ou ter um trabalho desestimulante. Gosto muito do sei jeito de ver a vida e também amei seu comentário lá no blog hoje, fiquei feliz com seu carinho e te desejo muito sucesso e paz!!!! Grande beijo e ótima semana!

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails