Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Quando a Religião se torna um rótulo





Venho relutando muito em escrever este post, apesar de ler e pensar muito sobre este assunto, mas é complicado escrever e “tentar” explicar de uma forma plausível o que penso, se esta certo ou errado, não sei, mas tenho esta visão. Recebi a alguns meses atrás uma mensagem de uma pessoa conhecida, falando que se “eu parasse de postar no Facebook fotos com bebidas alcoólicas”, e colocasse mais fotos de Jesus, Deus, Cristo e etc, minha vida seria melhor - primeiro, o Facebook é MEU. Confesso que li a mensagem umas 3 vezes, estava tentando digerir o que estava lendo, e ao mesmo tempo não me conformava, afinal de contas, a “conhecida” que passou a mensagem, já teve o prazer de viver uma vida “mundana”, bebia, fumava, tinha “zilhões” de namoridos, e hoje, se converteu e o passado não importa mais... Ela esta certa, tem que andar pra frente, deixar o passado no lugar dele, lá atras, mas dizer que, a vida só melhora e se transforma em um conto de fadas depois que nos convertemos, pra mim é demais... Mudou porque queria mudar, mudou porque precisava mudar, mudou porque estava no momento... Antes de falar que a sua Religião, Doutrina, Crença ou Seita, é a única verdadeira, pesquise, leia, consulte, estude, tem milhões de artigos no Google, Yahoo, Wikipidea, e etc. Eu mesma fiz um livro com mais de 500 páginas, fui estudar um pouco sobre cada Religião do planeta, e fui entender os principios básicos, e hoje, respeito cada uma delas - pelo menos tento. E se posto fotos com bebidas e amigos, estou feliz, estamos comemorando alguma coisa boa, estamos juntos... É isto que basta!

Já tentei ler a Biblia muitas vezes, mas não consigo, e tem muitas coisas que estão escritas que não acredito, muitas coisas escritas que não fazem sentido e existem falhas, e muitas coisas não encontramos respostas. O pouco que li da Biblia me fez questionar muito, e já tive vários problemas relacionados a Biblia e a familia... Por exemplo, fui atras de ver aonde estava escrito que não se pode beber, e encontrei falando do pecado da embriaguez, mas não encontrei nada escrito que “Não se pode beber” ou ter que fazer “abstinência” do álcool se quer aceitar a Jesus. Quando se diz estar com Deus, estar em comunhão, não preciso ir a Igreja TODOS os dias, posso fazer minhas orações, súplicas e agradecimentos de onde estiver, o lugar realmente não vai fazer diferença para meu coração.

Aonde está escrito que preciso LER a Biblia todos os dias para ser uma pessoa melhor? O que entendo é que precisamos ler, entender, compreender, e deixar que a “palavra” nos mude, nos acalente, nos conforte... Aonde esta escrito que um “pecado” é maior que o outro? Pelo pouco que li e pesquisei a respeito, qualquer “pecado” nos faz culpados diante de Deus, e ponto. Pecado é pecado!!!
Não estou aqui “discutindo” ou tentando fazer valer minhas palavras, mas muito do que esta escrito precisa ter um toque menos dogmático, precisa ser menos imperativo. Existem algumas tradições que precisamos respeitar, pois fazem parte de quem somos, do que vivemos, do que olhamos, do que amamos.

Quando vamos comprar um suco de laranja no mercado, temos uma infinidade de marcas, algumas caras, algumas baratas, algumas boas, outras nem tanto, algumas com polpa, outras sem, uma concentrada, a outra com mais água, mas a matéria prima é a mesma, a laranja. E vejo a religião, seita, doutrina, comunidade, desta forma, apenas um rótulo, onde não podemos e nem devemos julgar e nem condenar. E com isso falo da FÉ, aquela que temos e carregamos dentro de nós, que pode se fortalecer ou desabar, mas ela existe dentro de nós, e muitas vezes, esquecemos de alimentá-la quando estamos dentro de um buraco, um abismo.



Sim, sou Espirita Kardecista, e quando falo isso, muitas pessoas me olham de uma forma diferente, como se estivessem me condenando por acreditar nesta Doutrina. Passamos por algumas experiências e situações, das quais começamos e perceber que o rótulo com o nome DA RELIGIÃO é forte. Uma pessoa Evangélica, conhecida, chegou para meu marido a alguns anos atrás e disse assim: “ Preciso falar com você sobre a Rita. Na noite passada eu sonhei com ela, ela estava num leito de morte, tinha contraido cirrose hepática e tuberculose, e Deus mandou eu te avisar para você falar com ela, pois ela precisa para de beber e fumar”... Ok, se eu bebesse todos os dias, se fosse uma alcoólatra, pode ser, mas não sou, bebo nos finais de semana e com moderação, morrer todos nós vamos, não é “dificil” prever isso. Enfim, o meu marido veio me falar, e na mesma hora queria ir lá conversar com a pessoa, mas ele não deixou, e ali começamos a conversar sobre o assunto. Poxa, no Espiritismo acreditamos em reencarnação, temos médiuns maravilhosos, e esta pessoa critica, abomina e julga a minha crença por isso, enquanto que ela, “tem sonhos, sente as vibrações do ambiente e escuta a voz de Deus lhe falando”, o que é isso? Para mim se chama Espiritismo/mediunidade, mas para os Evangélicos não, isso se chama, uma voz interior, um presente de Deus... que no final, é a mesma coisa, só mudou o rótulo.

Enquanto não aceitarmos quem somos, o que queremos, e o que precisamos fazer para melhorar, sem julgar, sem apontar, vamos ser sempre presas fáceis diante das adversidades, temos que praticar a fé e a esperança todos os dias, e aprender a identificar os sinais que a vida nos dá, independente da Religião.

Existe uma luta interna dentro de nós, e falo por mim, porque hoje percebo que esta luta me alimenta algumas vezes, existem momentos que consigo vencer meus medos, meus anseios, minhas frustrações, e existem momentos onde o outro lado vence, e eu caio, desabo, desligo.... E aí chega a FÉ, devagar e certeira, costurando e limpando as feridas. Lutamos todos os dias, mas não podemos nos perder, e independente da Religião, Doutrina, Crença, Comunidade, Templo, relaxe, aceite o que o outro tem de melhor, esqueça a Religião, permita-se conhecer, permita-se amar, permita-se aceitar, permita-se olhar e caminhar juntos... mesmo com as diferenças!

Li uma frase que dizia assim: “ NÃO IMPORTA SUA RELIGIÃO... SE ELA TE TORNA UM SER HUMANO MELHOR!”

Beijos



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails