Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Quinto Compromisso.... Don Miguel Ruiz

Quem já ouviu falar do escritor Mexicano Don Miguel Ruiz? Então, a 3 meses atras eu estava recebendo alguns emails “chatos”, a proporção de emails com mensagens boas e incentivando é bem maior (em relação ao blog profissional), mas não deixam de ser emails e recados pelo Facebook que são enviados para ofender, (se bem que no meu caso, morro de rir com os emails), enfim, estava recebendo essas mensagens “chatinhas”, quando falei com uma amiga que mora na Australia, e ela me disse que a partir do momento que você se expõe, a partir do momento que você fala o que esta errado, esse tipo de receptividade é comum, acontece em qualquer segmento profissional, ela por exemplo, trabalha em um segmento totalmente diferente do meu, tem um blog sensacional, e vive recebendo coisinhas chatas...




Foi ai que ela me deu a dica para ler os livros de Don Miguel Ruiz, pois me fariam muito bem. De fato, comprei 03 livros dele: Oracoes, Os Quatro Compromisso e O Quinto Compromisso, que é a uma continuação… Uma leitura muito gostosa, apesar de ter em alguns momentos, pontos que não concordo, mas temos que ser sempre abertos a toda ideia e sugestão.

Voltando ao assunto, percebi que não é apenas no meio que trabalho que existem esse tipo de ataque, e fui percebendo também, alguns erros ortográficos comuns entre os emails, mensagens anônimas que recebo atraves do blog profissional e mensagens anonimas do FB. Erros fáceis de serem identificados…. Sei que esta sendo difícil administrar 3.500 pessoas em meu FB, mas eu gosto da grande maioria ali, eu me surpreendo com mensagens lindas todos os dias, mensagens de incentivo a cada dia, mensagens de gente do outro lado do mundo me pedindo ajuda, mensagens de gente querendo me conhecer e que gostam de estar ali, e NÃO vai ser por algumas mensagens "estraga prazer" que vou parar, mesmo porque são tão sem fundamento, que nem vale a pena colocar em publico, apenas deletar.

Estou fazendo uma limpeza em meu computador, tem tempo que não uso o pobre coitado, depois da era Ipad, ele ficou esquecido, e vi a pasta de biografias e artigos que eu tinha. Lembro que fiz meu primeiro blog a 10 anos atras, sem recurso nenhum, e para colocar alguma foto, era uma dificuldade, tinha que pedir ao administrador do blog para fazer isso, e muitas vezes, as fotos ficavam sem foco, ficavam desalinhadas, mas era o que eu tinha na epoca.... e foi nessa epoca que comecei a fazer o que gosto, escrever sobre coisas que aconteciam em minha vida, fatos e biografias. Lembro que escrevia sobre o maravilhoso mundo dos baloes, e seus criadores, falava das novidades, e logo depois, fui convidada para escrever em um jornal de Massachusetts, Metropolitan News, onde tinham uma coluna especialmente criada para falar desta arte, a coluna se chamava Decore com a Rita, escrevia sobre tudo, e durante quase 02 anos eu fiz a biografia de muitos decoradores, dos quais me mandavam emails enormes (tenho todos eles até hoje) pedindo para eu escrever ou agradecendo o que eu tinha escrito, uma epoca boa. E acredito, sempre acreditei, em somar, em dividir, em compartilhar, logicamete coisas boas e que tenham serventia para o meio, e com a globalizacao e a descoberta de novos blogs, que eu particularmente adorei, veio também sentimentos ruins junto, a “fofoca”, os desentendimentos, as injustiças, a ingratidão – que eu acho a pior de todas. Sempre escrevi com o coração, apaixonada sempre por essa arte, e o tempo passou, muitos alavancaram, outros estagnaram, outros foram esquecidos, e a vida continua, e eu continuo, SEMPRE!!!

E como disse, o passado ficou la atras, e temos que ir melhorando, ou pelo menos ir tentando melhorar nossas attitudes, aquela velha historia de que a adversidade torna as pessoas melhores, e a sorte as faz piores.

Falando do livro Os Quatro Compromissos, o que o Don Miguel Ruiz propõe, é apenas observar nossas atitudes, que se houver uma consciência nossa, vamos conseguir mudar muita coisa, e da melhor forma possível. Os Quatro Compromissos são (resumindo):

1 - Seja impecável com a sua palavra: fale com integridade. Diga somente o que quer dizer. Evite utilizar a palavra para falar contra si mesmo (coisas como “Estou gordo (a)”, “Sou burro (a) mesmo”, “Ninguém me entende”, “Nada dá certo para mim” e etc) ou para fazer fofoca dos outros, que acontece ou deixa de acontecer aos outros não é problema seu, e sua vida não tem como ficar melhor ou mais feliz se você investe seu tempo e energia especulando ou comentando sobre a vida de terceiros…

2 - Não leve nada para o lado pessoal: nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é projeção de suas próprias realidades, do sonho deles. Quando você é imune à opinião e a ação dos outros, você não será vítima de sofrimentos desnecessários. Aqui ele diz que precisamos expandir os nossos compromissos, e não levar nada para o lado pessoal; e se alguém te elogiar elogie de volta.

3 - Não tire conclusões precipitadas: encontre a coragem de fazer perguntas e de expressar o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, de modo a evitar desentendimentos, tristeza e drama. Com somente esse compromisso, você pode transformar completamente a sua vida... Nesse momento percebi que, cometemos erros graves, as vezes somos levados/influenciados por outras pessoas e cometemos falhas... Que as vezes podem ser irreversíveis.

4 - Sempre faça o seu melhor: o seu melhor irá mudar de momento a momento; será diferente quando você está saudável e oposto quando estiver doente. Sob qualquer circunstância, simplesmente faça o seu melhor e você irá evitar o auto-julgamento, a culpa e o arrependimento.Neste livro, o autor começa falando dos nossos sonhos, que vivemos as vezes no mundo virtual, e muitas vezes acreditamos que isso pode ser a nossa realidade. E a gente pode perceber que muitas vezes falamos de nossas religiões ou crenças como se fossem as únicas, as vezes falamos de nossas atitudes corretas, mas não avaliamos como um todo para ver se esta ou não.

No livro O Quinto Compromisso, ele começa a nos testar para conhecermos melhor nossas atitudes. Ele fala da nossa linguagem, e de como nos comunicamos com a nossa realidade, e isso pode ser provado quando falamos algo, e depois ouvimos de outras pessoas tudo completamente distorcido, e isso ele prova que nossa palavra é limitada, e outro exemplo é, quando fazemos traduções, as vezes/ou quase sempre, não colocamos o que realmente o autor quis dizer. E ai que entra O Quinto Compromisso:

5 - Seja impecável com sua palavra, aprenda a escutar, seja cético: observar os efeitos que essa atitude reflete em sua vida. A grande maioria das pessoas, pensa que existem inúmeras “verdades” ou acham que o que falou "é a única verdade", mas se formos analisar, estamos apenas dando a nossa opinião, sob o nosso ponto de vista.O que é as vezes engraçado nisso tudo, é quando você diz que é cético e ai percebe que muitas pessoas não sabem o que é, ou muitas vão dar outra conotação: coisas do tipo: para uns ser cético é ser cínico, ignorante, e para outros, ser cético é ser intelectual, melhor do que os outros e etc.

E no livro, Don Miguel Ruiz explica maravilhosamente o que é ceticismo:"O ceticismo pode tomar duas direções. Uma delas é fingir que se é cético, porque acha que é inteligente demais para ser crédulo. “Vejam como eu sou inteligente. Não acredito em nada.” Isso não é ceticismo. Ser cético é não acreditar em tudo o que você ouve, e você não acredita porque não é verdade, só isso. A maneira de ser cético é apenas estar ciente de que toda a humanidade acredita em mentiras. Você sabe que os homens distorcem a verdade porque estamos sonhando, e nosso sonho é apenas um reflexo da verdade.
Todo artista distorce a verdade, mas você não precisa julgar o que alguém diz ou chamar a pessoa de mentirosa. Todos nós falamos mentiras de um jeito ou de outro, e não é por querer. É por causa daquilo que acreditamos, é por causa dos símbolos que nós apreendemos e da maneira como nós aplicamos todos eles. Uma vez que você esteja ciente disso, o quinto compromisso faz muito sentido, e isso pode fazer uma grande diferença na sua vida. As pessoas irão até você para contar a história pessoal delas. Vão contar o ponto de vista delas, o que elas acreditam ser verdade.

Mas você não julgará se isso é verdade ou mentira. Você não julga, mas respeita. Você ouve a maneira como os outros expressam os símbolos deles, ciente de que qualquer coisa dita por eles é distorcida pelas crenças que eles possuem. Você sabe que o que eles estão lhe dizendo não é mais do que uma história, e sabe disso porque pode sentir. Você simplesmente sabe. Mas também sabe quando as palavras vêm da verdade, e sabe disso sem precisar de palavras, e essa é a questão principal." Aprenda a Escutar.

Beijos e uma excelente semana para voces!!!!

Um comentário:

Patricia Merella disse...

Como sempre saio melhor quando passo por aqui,belas palavras de Don Miguel Ruiz,obrigada por dividi connosco estes textos tão reflexivos.
Adorei,agora quero comprar o livro!
Amiga,paz e luz em teu caminho,bjkas

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails