Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inveja "boa" - isso existe????





Ontem, uma querida amiga, Mitia Assef, postou algo em seu Facebook que me chamou a atenção:

Inveja, por Mitia Assef

Tem tempo que lembro de uma observação que quero fazer mas esqueço de fazer...hoje li umas três vezes "inveja boa" e lembrei o que era :)

Inveja...

Inveja é inveja! Seja ela rosa, amarela, preta, BRANCA, do bem ou com amor.

..nada disso faz a inveja mudar. Inveja é ruim! Seja ela da cor que vc quiser colocar.Não gosto da palavra inveja, não gosto que mencionem q estão com inveja branca de mim, muito menos com inveja BOA...inveja é inveja e ponto. Essa palavinha faz mal...o sentimento que vem junto faz mais mal ainda. Tirem ela do seu vocabulário...incluindo todas as cores e adjetivos que costumam acompanhar dando a entender que estão fazendo um bom uso da palavra-sentimento...





Se você for no Wikipédia, vai encontrar a seguinte explicação: “Inveja ou invídia[1][2] é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.”

Depois de ler o texto da minha querida Mitia umas “tantas” vezes, pensei em escever algo aqui, acho que já falei neste tema a alguns anos atrás, mas estava numa época chateada e magoada com as traições de (falsos) amigos, e hoje, vejo que preciso falar a respeito, sem raiva e sem mágoa...

Quando vejo alguém falando mal de outras pessoas, numa fúria e mentira sem tamanho, e pelas costas, logo me vem na cabeça a peça Otello, de Shakespeare, onde toda a história gira em torno da inveja e da traição. Sim, a inveja é prejudicial e corrosiva, e a pessoa se torna insatisfeita, uma cobiça sem limites de ter o que uma outra pessoa tem, ou muitas vezes, apenas por maldade, quer que a pessoa tenha apenas a pior parte...




Estava aqui lembrando de quando era pequena, tinhamos um grupo de amigos, e falávamos de tudo, e tinha sempre algumas pessoas que não gostavam do nosso grupo, mas era tratado de uma forma diferente, sem maldade, cada um com seu grupo, cada um com suas maneiras, mas exista o respeito, a maturidade talvez...

Na peça de Shakespeare, Otelo, Cássio e Desdêmona são vítimas de Lago, com seu comportamento invejoso e abusivo... Apesar de ser uma história antiga, vivemos isso hoje, basta olhar para os lados, e infelizmente, ainda não temos uma bola de cristal para adivinhar quando alguém se aproxima de você, por amizade ou por inveja. Mas penso que no ambiente de trabalho é algo clássico, ali, todos os funcionários ensaiam as melhoras formas, as melhores falas, as melhores idéias, e ai começam os conflitos.





Esses conflitos vem em forma de ataques pessoais mesmo, aqueles onde a “pessoa invejosa” INVENTA mentiras e começa a difamar uma outra, pelo simples fato de, vou acabar ou destruir o que aquela pessoa conquistou, muitas vezes utilizando de artificios ridiculos e maldosos. E é isso, a essência da inveja é algo muito, mas muito mal resolvido dentro de uma pessoa, culturalmente, socialmente, profissionalmente, fisicamente... e muitas empresas a princípio, não percebem que, entre seus funcionários, existe esta competição que destrói, que abala, que muitas vezes pode levar a desqualificar um bom funcionário, por uma conversa maldosa.

E como lidar com este complexo de Lago em algumas pessoas? Fica difícil responder, porque quando as pessoas que são abaladas, se afastam, dando espaço apenas a pessoa invejosa. Todos nós já passamos por situações assim, e confesso, apenas o tempo nos dá a sabedoria para enfrentar, e quando semeamos a nossa auto-estima com coisas boas, conseguimos mudar a nossas atitudes, e em vez de pensar em vingança, passamos a esquecer, porque o maravilhoso TEMPO, se encarrega de colocar tudo no lugar.

Penso que, se a pessoa maldosa, ao invês de canalizar o mal, a carência afetiva e a inveja, concentrassem apenas em fazer, correr atrás, melhorar os sentimentos, elas encontrariam a paz desejada, sem ter que, em momento algum, destruir uma outra pessoa... E vamos aos fatos, se fizer uma análise de toda pessoa maldosa, vamos encontrar por trás uma pessoa insegura, infeliz, com vergonha da sua própria vida – e olha que conheci uma pessoa que morria de vergonha de onde nasceu e de onde viveu, vamos encontrar uma pessoa que destrói boas amizades, por não aceitar, em momento nenhum, que uma outra pessoa possa viver bem, ou ser melhor, ou ter uma vida financeira melhor. Ao invés de perguntar “porque eu não tenho isso, ou porque não sou assim?”, deveriam perguntar, “o que posso fazer para melhorar meus sentimentos, o que posso fazer para ser melhor sem machucar ou difamar alguém?”





Muitas vezes, e olha que falo isso sempre, as pessoas “veem apenas as cachaças que bebemos, mas nunca veem os tombos que levamos...” E isso é muito triste, pois muitas pessoas invejam o nosso sorriso, a nossa gargalhada, a nossa honestidade, a nossa compreensão, invejam a maneira que criamos nosso filhos, invejam a nossa casa, invejam nossas quedas, nossas "quedas", o nosso trabalho, e se parar para pensar, tudo isso que escrevi, a pessoa invejosa, pode ter, sem precisar pagar nada, apenas mudando as atitudes e aceitando quem é, e o que tem... Se bem que invejar é muito mais fácil do que trabalhar para melhorar, porque admitir erros, admitir que não se tem caráter, admitir que é falso, isso é cansativo, da trabalho, requer reflexão e melhorias.

Sim minha amiga Mitia, bem colocado:

Inveja é inveja! Seja ela rosa, amarela, preta, BRANCA, do bem ou com amor.

..nada disso faz a inveja mudar. Inveja é ruim! Seja ela da cor que vc quiser colocar.Não gosto da palavra inveja, não gosto que mencionem q estão com inveja branca de mim, muito menos com inveja BOA...inveja é inveja e ponto.

Inveja é inveja e pronto!!!



- Posted using BlogPress from my iPad

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Queen's Cake by Zenith Borges Coutinho

Aqui esta uma deliciosa receita de bolo de chocolate, aonde podemos colocar qualquer recheio, e qualquer cobertura. O bolo realmente não leva farinha de trigo e nem leite, e confesso, fica uma delicia... E não sobra para o dia seguinte!!! O que é melhor ainda...
Obrigada Zenith!!!
Beijos










- Posted using BlogPress from my iPad

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails