Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Quinto Compromisso.... Don Miguel Ruiz

Quem já ouviu falar do escritor Mexicano Don Miguel Ruiz? Então, a 3 meses atras eu estava recebendo alguns emails “chatos”, a proporção de emails com mensagens boas e incentivando é bem maior (em relação ao blog profissional), mas não deixam de ser emails e recados pelo Facebook que são enviados para ofender, (se bem que no meu caso, morro de rir com os emails), enfim, estava recebendo essas mensagens “chatinhas”, quando falei com uma amiga que mora na Australia, e ela me disse que a partir do momento que você se expõe, a partir do momento que você fala o que esta errado, esse tipo de receptividade é comum, acontece em qualquer segmento profissional, ela por exemplo, trabalha em um segmento totalmente diferente do meu, tem um blog sensacional, e vive recebendo coisinhas chatas...




Foi ai que ela me deu a dica para ler os livros de Don Miguel Ruiz, pois me fariam muito bem. De fato, comprei 03 livros dele: Oracoes, Os Quatro Compromisso e O Quinto Compromisso, que é a uma continuação… Uma leitura muito gostosa, apesar de ter em alguns momentos, pontos que não concordo, mas temos que ser sempre abertos a toda ideia e sugestão.

Voltando ao assunto, percebi que não é apenas no meio que trabalho que existem esse tipo de ataque, e fui percebendo também, alguns erros ortográficos comuns entre os emails, mensagens anônimas que recebo atraves do blog profissional e mensagens anonimas do FB. Erros fáceis de serem identificados…. Sei que esta sendo difícil administrar 3.500 pessoas em meu FB, mas eu gosto da grande maioria ali, eu me surpreendo com mensagens lindas todos os dias, mensagens de incentivo a cada dia, mensagens de gente do outro lado do mundo me pedindo ajuda, mensagens de gente querendo me conhecer e que gostam de estar ali, e NÃO vai ser por algumas mensagens "estraga prazer" que vou parar, mesmo porque são tão sem fundamento, que nem vale a pena colocar em publico, apenas deletar.

Estou fazendo uma limpeza em meu computador, tem tempo que não uso o pobre coitado, depois da era Ipad, ele ficou esquecido, e vi a pasta de biografias e artigos que eu tinha. Lembro que fiz meu primeiro blog a 10 anos atras, sem recurso nenhum, e para colocar alguma foto, era uma dificuldade, tinha que pedir ao administrador do blog para fazer isso, e muitas vezes, as fotos ficavam sem foco, ficavam desalinhadas, mas era o que eu tinha na epoca.... e foi nessa epoca que comecei a fazer o que gosto, escrever sobre coisas que aconteciam em minha vida, fatos e biografias. Lembro que escrevia sobre o maravilhoso mundo dos baloes, e seus criadores, falava das novidades, e logo depois, fui convidada para escrever em um jornal de Massachusetts, Metropolitan News, onde tinham uma coluna especialmente criada para falar desta arte, a coluna se chamava Decore com a Rita, escrevia sobre tudo, e durante quase 02 anos eu fiz a biografia de muitos decoradores, dos quais me mandavam emails enormes (tenho todos eles até hoje) pedindo para eu escrever ou agradecendo o que eu tinha escrito, uma epoca boa. E acredito, sempre acreditei, em somar, em dividir, em compartilhar, logicamete coisas boas e que tenham serventia para o meio, e com a globalizacao e a descoberta de novos blogs, que eu particularmente adorei, veio também sentimentos ruins junto, a “fofoca”, os desentendimentos, as injustiças, a ingratidão – que eu acho a pior de todas. Sempre escrevi com o coração, apaixonada sempre por essa arte, e o tempo passou, muitos alavancaram, outros estagnaram, outros foram esquecidos, e a vida continua, e eu continuo, SEMPRE!!!

E como disse, o passado ficou la atras, e temos que ir melhorando, ou pelo menos ir tentando melhorar nossas attitudes, aquela velha historia de que a adversidade torna as pessoas melhores, e a sorte as faz piores.

Falando do livro Os Quatro Compromissos, o que o Don Miguel Ruiz propõe, é apenas observar nossas atitudes, que se houver uma consciência nossa, vamos conseguir mudar muita coisa, e da melhor forma possível. Os Quatro Compromissos são (resumindo):

1 - Seja impecável com a sua palavra: fale com integridade. Diga somente o que quer dizer. Evite utilizar a palavra para falar contra si mesmo (coisas como “Estou gordo (a)”, “Sou burro (a) mesmo”, “Ninguém me entende”, “Nada dá certo para mim” e etc) ou para fazer fofoca dos outros, que acontece ou deixa de acontecer aos outros não é problema seu, e sua vida não tem como ficar melhor ou mais feliz se você investe seu tempo e energia especulando ou comentando sobre a vida de terceiros…

2 - Não leve nada para o lado pessoal: nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é projeção de suas próprias realidades, do sonho deles. Quando você é imune à opinião e a ação dos outros, você não será vítima de sofrimentos desnecessários. Aqui ele diz que precisamos expandir os nossos compromissos, e não levar nada para o lado pessoal; e se alguém te elogiar elogie de volta.

3 - Não tire conclusões precipitadas: encontre a coragem de fazer perguntas e de expressar o que você realmente quer. Comunique-se com os outros o mais claramente possível, de modo a evitar desentendimentos, tristeza e drama. Com somente esse compromisso, você pode transformar completamente a sua vida... Nesse momento percebi que, cometemos erros graves, as vezes somos levados/influenciados por outras pessoas e cometemos falhas... Que as vezes podem ser irreversíveis.

4 - Sempre faça o seu melhor: o seu melhor irá mudar de momento a momento; será diferente quando você está saudável e oposto quando estiver doente. Sob qualquer circunstância, simplesmente faça o seu melhor e você irá evitar o auto-julgamento, a culpa e o arrependimento.Neste livro, o autor começa falando dos nossos sonhos, que vivemos as vezes no mundo virtual, e muitas vezes acreditamos que isso pode ser a nossa realidade. E a gente pode perceber que muitas vezes falamos de nossas religiões ou crenças como se fossem as únicas, as vezes falamos de nossas atitudes corretas, mas não avaliamos como um todo para ver se esta ou não.

No livro O Quinto Compromisso, ele começa a nos testar para conhecermos melhor nossas atitudes. Ele fala da nossa linguagem, e de como nos comunicamos com a nossa realidade, e isso pode ser provado quando falamos algo, e depois ouvimos de outras pessoas tudo completamente distorcido, e isso ele prova que nossa palavra é limitada, e outro exemplo é, quando fazemos traduções, as vezes/ou quase sempre, não colocamos o que realmente o autor quis dizer. E ai que entra O Quinto Compromisso:

5 - Seja impecável com sua palavra, aprenda a escutar, seja cético: observar os efeitos que essa atitude reflete em sua vida. A grande maioria das pessoas, pensa que existem inúmeras “verdades” ou acham que o que falou "é a única verdade", mas se formos analisar, estamos apenas dando a nossa opinião, sob o nosso ponto de vista.O que é as vezes engraçado nisso tudo, é quando você diz que é cético e ai percebe que muitas pessoas não sabem o que é, ou muitas vão dar outra conotação: coisas do tipo: para uns ser cético é ser cínico, ignorante, e para outros, ser cético é ser intelectual, melhor do que os outros e etc.

E no livro, Don Miguel Ruiz explica maravilhosamente o que é ceticismo:"O ceticismo pode tomar duas direções. Uma delas é fingir que se é cético, porque acha que é inteligente demais para ser crédulo. “Vejam como eu sou inteligente. Não acredito em nada.” Isso não é ceticismo. Ser cético é não acreditar em tudo o que você ouve, e você não acredita porque não é verdade, só isso. A maneira de ser cético é apenas estar ciente de que toda a humanidade acredita em mentiras. Você sabe que os homens distorcem a verdade porque estamos sonhando, e nosso sonho é apenas um reflexo da verdade.
Todo artista distorce a verdade, mas você não precisa julgar o que alguém diz ou chamar a pessoa de mentirosa. Todos nós falamos mentiras de um jeito ou de outro, e não é por querer. É por causa daquilo que acreditamos, é por causa dos símbolos que nós apreendemos e da maneira como nós aplicamos todos eles. Uma vez que você esteja ciente disso, o quinto compromisso faz muito sentido, e isso pode fazer uma grande diferença na sua vida. As pessoas irão até você para contar a história pessoal delas. Vão contar o ponto de vista delas, o que elas acreditam ser verdade.

Mas você não julgará se isso é verdade ou mentira. Você não julga, mas respeita. Você ouve a maneira como os outros expressam os símbolos deles, ciente de que qualquer coisa dita por eles é distorcida pelas crenças que eles possuem. Você sabe que o que eles estão lhe dizendo não é mais do que uma história, e sabe disso porque pode sentir. Você simplesmente sabe. Mas também sabe quando as palavras vêm da verdade, e sabe disso sem precisar de palavras, e essa é a questão principal." Aprenda a Escutar.

Beijos e uma excelente semana para voces!!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O TEMPO






Esta semana estava olhando algumas fotos, e a lembrança bateu na porta... O TEMPO!!!
Quem tem Facebook sabe que todos os dias lemos algo sobre o tempo, sobre lembranças, passado, presente, futuro e etc, muitas vezes essas frases feitas são perfeitas, para o TEMPO que estamos vivendo, para muitos, apenas uma forma de passar o TEMPO, e para a grande maioria, é perda de TEMPO.

Encontrei algumas frases por ai:

"Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais." ( Albert Einstein )
"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida."( Charles Darwin )
"O melhor profeta do futuro é o passado." ( Lord Byron )
"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel."( Platão )
"O tempo é o mais sábio dos conselheiros."( Plutarco )
"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo." ( Mário Quintana )

Mas de todas as frases que vi por ai, a que me chamou mais atenção foi:
"O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez."( Autor Desconhecido )

É verdade, nos dão um tempo, para que outras coisas aconteçam sem maiores danos, ou as vezes, ganhamos esse tempo para melhorar um pouco mais as nossas atitudes, e refletir sobre o que nos interessa, ou não.
A um TEMPO atras, pensava que o TEMPO seria o melhor remédio para muitas pessoas, pensava que seria uma forma de antibiótico para curar muitas dores e feridas, mas hoje percebo que o TEMPO passou, e com ele todas as lembranças ruins. Sim, temos que viver esse TEMPO, temos que gastar esse TEMPO, temos que sofrer esse TEMPO, porque depois, tudo se transforma, e da melhor forma possível, e se não melhorar, já passou o TEMPO. Conversando com um grande amigo esta semana, falamos sobre o TEMPO, e ele me disse que só notamos que o TEMPO passou, quando percebemos que ao invés de estarmos comemorando o Carnaval, já estamos nos preparando para o Natal, e não vimos muito o TEMPO passar. É verdade, a muito TEMPO atras eu ficava ansiosa com o horário, sentia que o dia não rendia, sentia que o TEMPO estava contra, e que nada acontecia, ledo engano, o TEMPO passava, consertava, e eu não percebia. E hoje, sinto o TEMPO, porque estou vivendo da melhor forma possível.


Tudo acontece no seu devido TEMPO, simples assim!!! Hoje, percebo que vivo melhor meus dias, sem a ansiedade diária, sem a vontade de que as coisas acontecam, VIVO intensamente cada detalhe, sem que me apresse ou tropece no que a vida esta me oferecendo. Na época em que fazia faculdade, tinha uma amiga, muito querida até hoje, que uma das frases dela era: O TEMPO é o Senhor da RAZÃO... Entendia a frase, mas não aceitava como deveria, ficava forçando as horas para que tudo acontecesse, e a VIDA NÃO ACONTECE como planejamos, e isso fugia do meu entendimento, penso hoje que não aceitava. Quando você tem FÉ, quando você acredita em você e no que você faz, tudo acontece, e com um propósito, e não precisamos ser entendidos do assunto para saber disso.

Hoje acredito que Deus conversa com a gente através do TEMPO... É ele que nos fortalece e nos incentiva a continuar, é ele que nos mostra o caminho a seguir, e isso é muito bom. Agradeço o TEMPO que tive, o TEMPO que vivi, o TEMPO que sofri, o TEMPO que amei e aprendi, e sei que se não fosse esse TEMPO, talvez hoje não estive tão feliz como estou, talvez não estivesse aceitando e perdoando meus erros e meus acertos.

É simples assim, cada um seguindo seu caminho, determinados pelo TEMPO, compreendendo ou não os desvios, facilitando assim, o nosso próprio destino. Tenho muito a agradecer, principalmente o TEMPO, pois hoje sei que meus desvios foram necessários, neles pude conhecer pessoas das quais me fizeram melhor, mesmo que de uma forma errada.

Estou trabalhando em muitas mudanças no blog, mas confesso, estou sem TEMPO, pois estou preenchendo com tudo que gosto de fazer, e muitos vão falar: Mas você ama escrever!!! Sim, amo, mas tem muito mais coisas que descobri que amo fazer, e que hoje estão me proporcionando um bem maior, uma satisfação maior, um aprendizado maior, mas por favor, não pensem que vou parar por aqui, cheguei a conclusão de que tenho TODO TEMPO DO MUNDO, e vou seguir assim, sem muita pressão, apenas curtindo cada minuto passado, apenas vibrando com cada vitoria conseguida, apenas sorrindo com cada lição aprendida.

Agradeço o TEMPO, pois com ele aprendi a ter verdadeiros amigos, aqueles amigos que fazem parte da nossa historia, da nossa família, e foi com o TEMPO que desenvolvemos isso.
Agradeço o TEMPO, sem ele não teria aprendido da forma correta, não teria refletido sobre em como poderia melhorar, em como seguir.
Agradeço o TEMPO, meu passado, meu TEMPO vivido em uma época boa, com pessoas maravilhosas, com uma vida que tenho orgulho de ter vivido. Sim, porque conheço pessoas que se envergonham do passado, fazem de tudo para esconde-lo, ou então, escondem seu presente, uma forma de camuflar frustrações e rejeições. Então, agradeço meu TEMPO, de infância, de adolescência, de filha, de mãe, de mulher, de profissional, de amiga, de conselheira, de tudo. Agradeço o TEMPO com meus pais, com meu filho, com meu marido, com meus amigos...
Agradeço o TEMPO, que tive para firmar minhas escolhas, e o TEMPO para mudar minhas decisões.
Eita TEMPO bom!!!!

Nossa, falei demais, e olha que passei aqui para colocar algumas fotos antigas minhas... e mostrar para vocês que o TEMPO passou, mas hoje consigo me ver e me sentir muito melhor.

Beijos e nos vemos em breve!!!!

Com 4 anos, Instituto Nossa Senhora do Carmo, Brasilia, DF.





Com 10 anos...





Com 23 anos - Aniversario da filha de uma grande amiga.... Nessa época o Lucas ainda era um bebezinho!!!





Com 30 anos, na fazenda mega maravilhosa dos padrinhos do Lucas!!!





Gravida do Mateus!!!





Quando meu irmão estava doente, casa da vovó!!!






Em minha casa em Brasilia... Com o filhote Lucas e a Julia com 4 anos!!!!






Com minha turma de especialização em Dentistica Restauradora - Brasilia







Curtindo Brasilia com os tios do Zeca, Ana, Paulo e Lucas...





Ano novo na casa de amigos!!!!





Bebendo em Brasilia!!!!






Cabelo longo!!!!







Em minha casa - cabelo chanel!!!






Curtindo cada minuto com meu querido amigo Jaime!!!!






Bebendo em Brasilia, quando ainda morávamos por la!!!!





Hoje quero o TEMPO para viver e curtir esses três que amo de paixão!!! Meus filhos!!!!





Cabelo curto, quando conheci o Zeca!!!!





Em julho de 2011, com minhas queridas!!!! Um TEMPO maravilhoso....






A 16 anos atras, com meu amigo e o melhor Cirurgião plástico de Brasilia!!! Amo muito!!!






A gente era chique demais!!!! Com o cabelo enrolado, ou melhor, tentando enrolar!!!






Com a fonte de segurança e princípios que tenho ate hoje: meus PAIS, que amo de paixão!





Minha formatura!!!






Minha formatura!!!






Minha formatura, com o Lucas e meu irmão!!!






Sendo feliz!!!!







Abusando das coisas boas da vida!!!






Hoje quero curtir isso!!!! Meus amigos... Vanessinha, esposa do meu querido amigo Fabiano!!!







No meu primeiro casamento!!!! Affff..... Com meu irmão!!!!





Hoje quero o TEMPO com eles, meus amores!!!!





Hoje quero tempo com eles, meus amigos!!!!






Brindar a amizade e o amor!!!!





Hoje quero estar assim, com minhas amadas!!!!






Quero curtir um jantar com amigos!!!!






Quero que meus filhos sejam amigos, que amem e sejam felizes!






Quero curtir essa amizade de uma vida toda!!!!





Quero curtir um almoço com amigos!!!!






Quero estar ao lado de pessoas que amo!!!!






Quero amar!!!






Quero viver momentos únicos!!!






Quero beber Champagne em taças de cristal!!!!






Quero comer fondue de chocolate!






Quero meu café da manha numa caneca de cachorro!!!







Quero o Marley!!!






Quero assistir televisão na minha sala bem sossegada!!!






Quero passear de bicicleta com meus filhos!!!





 O TEMPO eh assim, uma verdadeira matematica da vida:
O TEMPO diminui nossos problemas, nossas lutas, nossas frustracoes.
O TEMPO soma alegrias, nossa familia, nossos amigos, nossos prazeres.
O TEMPO multiplica alegrias, amores, desejos.
O TEMPO divide, o que passou, o que esta e eh, e o que vira.

Quero VIVER MEU TEMPO, diminuindo, somando, multiplicando e dividindo!!!!

Posts Relacionados

Related Posts with Thumbnails